sexta-feira, 31 de maio de 2013

Compras Compulsivas

No livro A Herança, a personagem Lívia é uma compradora compulsiva e seu casamento fica na corda bamba pelas consequências financeiras.

Definição encontrada no  Manual Clínico dos Transtornos do Controle dos Impulsos – Cristiano Nabuco de Abreu – Hermano Tavares – Táki Athanássios Cordás - Artmed Editora.

Comprar Compulsivo ou Oniomania caracteriza-se por um excesso de preocupações e desejos relacionados com a aquisição de objetos e por um comportamento caracterizado pela incapacidade de controlar compras e gastos financeiros.

O diagnóstico deve ser feito por especialistas em transtornos do impulso e não é simples de ser feito pois o mesmo não se baseia  apenas na quantia de dinheiro gasto com compras mas como o dinheiro é gasto e a angústia causada por tal comportamento.

No livro Saiba Mais para Gastar Menos – Aprenda a desenvolver sua inteligência financeira, ilustramos o Ciclo do Gastador  que representa o mecanismo das compras por impulso.
Neste ciclo vemos que os gastos podem servir como uma forma de obter o alívio da tensão que estamos vivendo. Após recobrar a razão vem o remorso e em consequência um período de controle para tentarmos contornar a situação.
No caso de compulsão não há a etapa do período de controle. O Remorso já configura uma nova tensão e dispara novamente a necessidade de alívio.



Características comuns aos compradores compulsivos

  • Impulsividade elevada
  • Baixa autoestima.
  • Vulnerabilidade à emoções negativas
  • Suscetibilidade à influência cultural.

As compras representam alívio para emoções negativas porém este alívio é passageiro. Em consequência, as compras que tinham como função o prazer e o alívio passam a gerar culpa pela falta de controle e não aliviam as angústias, frustações e muito menos a baixa autoestima.

Dr. Drauzio Varela em seu site tem uma entrevista interessante sobre o assunto:

Os tratamentos para os Compradores Compulsivos envolvem medicamentos e psicoterapia visando o controle e a identificação dos momentos de compulsão para que se possa  elaborar juntamente com profissional especializado, estratégias para redução dos danos.
  • AMBULATÓRIO DE TRANSTORNOS DO IMPULSO – Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo Tel. (11) 2661-7805
  • HOSPITAL DAS CLÍNICAS – Instituto de Psiquiatria – Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 255, Jd. Paulista. Tel.  (11) 3069-6440
  • DEVEDORES ANÔNIMOS – Grupos de ajudawww.devedoresanonimos-sp.com.br – neste site há os contatos para Grupos no Ceará –Paraná-  Rio de Janeiro – Rio Gande do Sul
  • PROGRAMA DE ATENDIMENTO DE COMPRADORES PATOLÓGICOS – Universidade Federal de São Paulo Tel. (11) 5579-1543 – www.unifesp.br/dpsiq/proad
Deixo aqui um link para você ouvir “A Cura” de Lulu Santos


A Cura
Lulu Santos

Existirá
Em todo porto tremulará
A velha bandeira da vida
Acenderá
Todo farol iluminará
Uma ponta de esperança

E se virá
Será quando menos se esperar
Da onde ninguém imagina
Demolirá
Toda certeza vã
Não sobrará
Pedra sobre pedra

Enquanto isso
Não nos custa insistir
Na questão do desejo
Não deixar se extinguir
Desafiando de vez a noção
Na qual se crê
Que o inferno é aqui

Existirá
E toda raça então experimentará
Para todo mal
A cura

Seja Feliz!



Nenhum comentário:

Postar um comentário