quinta-feira, 30 de maio de 2013

Autoestima

No livro A Herança, a personagem Isabel recupera sua autoestima e consegue melhores resultados financeiros. O que autoestima tem a ver com finanças?

O que é autoestima?
Sentimento que temos de nós mesmos sobre como somos o que fazemos e como acreditamos que os outros pensam sobre nós.

Quando este sentimento é positivo, nossa autoestima é boa, quando é negativo ficamos com a autoestima baixa.

A autoestima inicia-se na infância, a partir da forma com que as pessoas nos tratam ( pais, irmãos, avós, tios, amigos, professores...)

Se uma professora disser a uma criança com 8 anos de idade, durante todo o ano, que ela é lerda demais,  poderá marcar esta criança de forma negativa.
Se os  pais disserem inúmeras vezes para um filho durante a infância e mesmo adolescência que ele  nunca dará certo na vida, que não serve pra nada, que não faz nada que preste, estarão com certeza, destruindo a autoestima desse filho.

É por meio da aceitação que adquirimos autoconfiança.

Não raro vemos adultos capazes, porém inseguros, alimentando crenças limitadoras que receberam na infância ou adolescência.
Não somos mais a criança ingênua e indefesa, não somos mais o adolescente em conflito. Somos adultos e podemos lidar com as situações de outra forma.
É preciso virar a página. Sair da alienação destas crenças e se abrir para as inúmeras possibilidades que temos de mudar nossas vidas.

Podemos transformar nossa vida e chegarmos onde quisermos se tivermos: autoconhecimento, autoconfiança, autorrespeito e amor próprio.

A nossa autoestima tem influência no nosso sucesso profissional e retorno financeiro. Pessoas com autoestima elevada são seguras, transmitem credibilidade, sentem-se os protagonistas de sua vida ao invés de vítimas, não dão ouvidos a fofocas e nem se melindram com críticas, ao contrário utilizam o feedback para melhorar a performance e superar a si mesmas.
São boas negociadoras sabendo valorizar seus pontos fortes, aceitam desafios e vão atrás de seus objetivos.

Livre-se das crenças limitadoras, conheça-se melhor,  ame a si próprio e ame o que tem.


Seja Feliz!



Nenhum comentário:

Postar um comentário