quinta-feira, 30 de maio de 2013

Reservas Emergenciais

 Para você que respondeu no questionário que não tem reservas para emergências vamos falar um pouquinho sobre o assunto.

Se você ficasse sem receita nenhuma hoje, quanto tempo sobreviveria com sua reserva financeira?

Hoje talvez esta situação esteja muito distante de sua realidade. Carreira estabilizada, emprego estável ou um negócio indo muito bem obrigada.
Quando tudo vai bem não nos preocupamos com o futuro pois achamos que sempre será assim. Mas a realidade pode ser diferente.

Longe de querer implantar pensamentos negativos em um momento positivo de sua vida, mas preciso repassar algo que  minha vó que ainda vive e está com 98 anos me ensinou: não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe. Isso se traduz em “tudo na vida passa” sejam bons ou maus momentos.
Temos que ser realistas se não quisermos nos desesperar se algo não der certo.

Digamos que reservas emergenciais se constituem em um plano “b” de nossa vida financeira. Se algo não sair como previsto o plano ”b” nos dará um fôlego até encontrarmos uma solução.

De quanto deve ser esta reserva?
Pelo menos seis vezes o valor dos seus gastos essenciais mensais para que você possa durante seis meses focar a solução do problema ao invés de focar como pagará suas contas se não tem dinheiro.
O que são gastos essenciais? Despesas de sobrevivência como alimentação, moradia, saúde, educação e transporte.

Um desemprego, um negócio que sofre retração do mercado, um imóvel fonte de renda que fica desalugado, uma doença que nos leva ao afastamento de nossas atividades reduzindo ou levando a receita para zero, entre outras situações, podem requerer  um plano”b”.
E se este plano “b” não existe, nossa vida vira o caos.

Faça as contas e determine o valor de sua reserva. Um pouquinho por mês até completar esta reserva lhe dará segurança e tranquilidade.

Seja previdente!



Nenhum comentário:

Postar um comentário