segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Que tal um balanço?


A língua portuguesa tem várias palavras que são escritas e pronunciadas da mesma forma, mas que possuem significado diferente. 
A distinção se faz pelo contexto.
Uma destas palavras com duplo significado é a palavra balanço. Acredito que para a grande maioria a associação imediata se faz  com um momento agradável da infância quando nos divertíamos nos balanços dos parques querendo cada vez ir mais alto. Sou capaz de ouvir o barulho da engrenagem no ir e vir. Vento no rosto, frio na barriga e a sensação de liberdade e leveza. Como era bom.
O outro significado desta palavra nem sempre é agradável, motivo pelo qual suponho que muitas pessoas evitem fazê-lo. Fazer um balanço da relação, um balanço da vida profissional ou um balanço das finanças requer pés no chão para evitar uma análise equivocada e ilusória.
De qualquer forma em ambos os significados o balanço oscila entre dois pontos e requer impulso do nosso corpo para se manter oscilando.
Talvez você já tenha vivido 30, 40, 50, 60, 70 ou quem sabe 80 anos. Quantas vezes parou para fazer um balanço de sua vida colocando de um lado o que valeu a pena ter vivido e de outro o que ainda gostaria de viver? Ao analisar o que valeu a pena ter vivido você terá indicadores sobre o que te faz feliz e ao pensar sobre o  que ainda gostaria de viver está se dando a oportunidade de definir um foco para sua vida. Você vai oscilar entre o que valeu a pena e o que pretende fazer para continuar no caminho da autorrealização.
O balanço financeiro faz parte do processo para podermos caminhar com segurança e liberdade.
Aqui vai um impulso inicial para você fazer uma análise da sua vida financeira. Ao final da análise você terá indicação de vários artigos que podem lhe ajudar.
Sucesso e seja feliz!



Nenhum comentário:

Postar um comentário