quinta-feira, 30 de maio de 2013

Controle Financeiro

No livro A Herança os personagens Viviane, Fernando e Lívia não faziam o controle financeiro e em consequência não sabiam como estava a situação financeira e nem tinham como analisar o que precisava ser feito.

De acordo com pesquisa feita pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, com 1100 consumidores da cidade de São Paulo no primeiro trimestre de 2013, a segunda principal causa de inadimplência, representada por 24% dos casos, é o descontrole financeiro. A primeira causa é o desemprego com 31%.

Como fazer para ter controle financeiro?

1.É preciso querer. Já diz o ditado que quem quer arranja um jeito, quem não quer, arranja uma desculpa. Quando queremos de fato, superamos as dificuldade e limitações.
Lembrando que nossas decisões na maioria das vezes são emocionais é preciso estar bem atento na hora de usar o dinheiro para fazer as escolhas certas. Pergunte antes de passar no caixa: EU REALMENTE PRECISO DISTO AGORA?

2.Anote tudo o que gasta diariamente num bloquinho ou no próprio celular. Se emitir cheques, anote no mesmo dia que emitiu o valor do gasto, mesmo que demore uns dias para cair na conta, subtraia o valor de imediato para não se enganar e acabar gastando sem poder.

3.Semanalmente passe os dados anotados para uma planilha . Baixe no site http://www.elainetoledo.com.br/downloads.
No site há 3 opções de planilhas para baixar, uma delas, o Orçamento Eficaz traz um conjunto de 12 planilhas numa pasta permitindo reunir o controle anual e ter uma planilha resumo. Nesta planilha é possível lançar compras com cartão de crédito inclusive as parceladas. Desta forma quando for abrir a planilha dos meses seguintes , verá quanto já está comprometido do seu orçamento.

4.Estipule o valor máximo que pode ser gasto com cada despesa e semanalmente analise o que está acontecendo.  Se necessário mude de atitude, faça nova escolhas para ajustar o orçamento.

5.Uma vez ao mês faça a análise dos resultados e planeje o que deseja fazer com seu dinheiro no mês seguinte.

6. Crie o hábito de poupar mensalmente mesmo que seja pequenas quantias.

7.Planeje as compras, pesquise preço e qualidade, pesquise sobre o fornecedor, poupe para juntar o dinheiro e compre sempre à vista. As possibilidades de pagar menos comprando à vista são maiores.

Se o seu descontrole vem lhe causando problemas e você não sabe por onde começar, peça ajuda.

Sucesso!





faleconosco@toledocursos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário