quinta-feira, 30 de maio de 2013

Planejamento


PLANEJAMENTO
A base para o seu sucesso financeiro.

No livro A Herança, Viviane não se planejou para reformar o apartamento e trocar de carro justamente no momento em que sua renda mensal diminuiu devido à separação conjugal. O resultado foi um desequilíbrio financeiro que a levou a usar cheque especial e cartões de crédito. Quando estas linhas de crédito são utilizadas para tapar buracos no orçamento, a situação se agrava a cada mês quando são cobrados os altos juros.

Vamos ver quais os passos que Seije, o mentor financeiro indicou para Viviane se organizar.

Quando falamos em planejamento vem à mente planilhas, gráficos e imediatamente imaginamos uma complexidade que não é real. Se você é como a Viviane e não gosta muito de fazer controles porque não tem muita paciência, posso dizer que não é tão ruim quanto pensa.

Planejar é algo natural que já fazemos no dia a dia quando pensamos, por exemplo, como faremos a festa de aniversário de um dos filhos. Qual a verba que temos para gastar, como será a decoração, quantas pessoas convidar, qual o melhor local, o que iremos servir, qual lembrancinha será entregue, etc. Isso é planejar.

Vamos apenas ensinar a ordenar as etapas.

1º. Passo é saber o que você quer
O ponto de partida é saber o que quer. Se você não sabe o que quer não saberá qual caminho poderá leva-la à conquista.

2º. Passo é saber como você quer
Este “como” significa um detalhamento para que se possa avaliar o que será necessário fazer e o custo. Por exemplo, se deseja trocar de carro, descreva como será este carro nos detalhes de marca, modelo, acessórios, etc.
Se deixar apenas definido: quero trocar de carro daqui 6 meses não terá condições de planejar.

3º.Passo é saber por que você quer
Identificar o que nos motiva a alcançar este objetivo é fundamental para nos mantermos perseverantes. Quando definimos o que queremos não imaginamos na realidade quais as dificuldades que possam surgir e elas sempre surgem. Se soubermos o que nos motiva não desistiremos por qualquer dificuldade.

4º.Passo é saber quanto custa o que você quer
Ao definir o que você quer e como quer terá condições de levantar custos. Se já sabe o modelo do carro, os acessórios poderá pesquisar custos do carro, do seguro, do licenciamento e analisar as condições de compra. Após levantar os custos poderá definir em quanto tempo conseguirá o dinheiro necessário.

5º.Passo é saber quando você quer
Ter um prazo determinado nos move no tempo de encontro às possibilidades. Quando não temos um prazo, apenas dizemos...  Um dia vou conseguir....nada acontece porque um dia é muito vago e não nos mobilizamos a fazer o que precisa ser feito.
Com um prazo determinado, cada vez que concluímos uma etapa do planejamento e nos sentimos mais próximos da conquista nos motivamos. Pode ser que o tempo que estipulamos seja curto e tenhamos que aumentar o prazo, ou pode ser que conquistemos bem antes do prazo determinado. Mas com certeza, se não colocarmos prazo, não acontecerá.

6º passo é saber como obterão recursos financeiros
Neste momento é preciso fazer contas. Quanto entra de dinheiro por mês, quanto é gasto e quanto sobra para compor a poupança. Se o que sobra não for suficiente para aquisição do que se deseja no prazo estimado, é preciso rever o orçamento, analisar o que pode ser reduzido ou eliminado para sobrar mais dinheiro. Será uma fase de economia mas com um objetivo motivador.

7º.passo é saber quem poderá ajudar
Dependendo do planejamento será necessário obter informações antes de qualquer passo. Busque-as com quem de fato conhece o assunto profundamente e tenha a experiência necessária para orientar. Ou pode ser que necessite de alguém para ajudar a fazer acontecer. Enfim pensar em quem poderá ajudar é estratégico.

Viu como é simples? Basta seguir estes 7 passos e seu planejamento estará pronto. Depois mãos e mente em ação para torna-lo realidade.

Fica a dica: Quem planeja antes de gastar tem uma vida financeira saudável.


Sucesso!





Nenhum comentário:

Postar um comentário