sexta-feira, 31 de maio de 2013

Permuta


Isabel , filha mais velha de Sophia, no livro A Herança, queria fazer um curso e não tinha recursos financeiros.  Propõe uma permuta para resolver a situação.

Você já pensou nesta possibilidade?
Pois ela é possível e não é novidade.

Antigamente, antes da existência do dinheiro da forma como o conhecemos hoje, o homem supria suas necessidades através das trocas. Era a prática do escambo. Foi nesta época que surgiu a primeira moeda, a moeda mercadoria. Algumas mercadorias por serem de necessidade de todos e de difícil extração, valiam mais do que outras mais abundantes e fáceis de obter. O sal era uma moeda preciosa na época, pois era usado na conservação de alimentos. Quem tinha sal, tinha algo precioso.

Hoje o dinheiro faz o papel das trocas. Recebemos dinheiro em troca de trabalho. Com o dinheiro que recebemos fazemos trocas por moradia, alimentos, energia elétrica, água, roupas, educação, saúde, etc.

Presenciei algumas permutas interessantes que resolveram a situação de forma satisfatória para ambas as partes e compartilho:

1.Os pais estavam com alguns meses da mensalidade escolar dos filhos em atraso. O pai tem uma pequena gráfica e ofereceu seus serviços para a escola como forma de pagamento das mensalidades atrasadas. A escola fez a cotação dos serviços e analisou a qualidade. Aceitou a permuta e acabou ficando cliente da gráfica.

2.Uma  estudante de publicidade ficou desempregada e não tinha recursos para pagar as mensalidades. Propôs na Universidade trabalhar como monitora em troca das mensalidades do semestre.  A proposta foi aceita e ela teve seis meses para buscar novo emprego.

3.Uma pessoa precisava dos serviços de um desenvolvedor de software. Não tinha dinheiro suficiente para pagar o que foi orçado, mas tinha um Tablet que o desenvolvedor precisava no momento. O desenvolvedor aceitou o objeto como parte de pagamento e a diferença foi paga em dinheiro somente no final do serviço dando tempo para a contratante juntar o dinheiro para poder pagar.

Outra possibilidade é trocar livros já lidos  por livros que ainda não leu ou objetos que não usa por  objetos que necessite. Há nas redes sociais vários grupos que promovem estas trocas. Há inclusive a  divulgação de feiras de trocas de livros infantis  e brinquedos com a participação das crianças.


Pesquise as possibilidades de trocas. Seja criativa!



Nenhum comentário:

Postar um comentário