sexta-feira, 31 de maio de 2013

Empresário

Empresário! 

No livro A Herança, o personagem Fernando, um Engenheiro Mecânico muito inteligente e talentoso resolveu ter seu próprio negócio mas faliu e mesmo após o encerramento da empresa e tendo voltado para o mercado como CLT, carregava o pesadelo de ter que saldar todas as dívidas. O que será que Fernando fez errado? 


  1. Não fez um Plano de Negócios.
  2. Não se preparou para administrar o negócio apenas se preocupou com a excelência técnica dos serviços ou produtos.
  3. Não separou a pessoa jurídica da pessoa física.

Estes erros que Fernando cometeu são os erros básicos que um novo empreendedor despreparado comete.
                                             
Ser um Empresário, não ter patrão e dar lucro para si mesmo é o sonho de muitos.

Você não vê a hora de poder brindar esta conquista de liberdade e prosperidade?
O primeiro passo é se preparar para isso.

Um Plano de Negócios e uma boa administração financeira são fundamentais.

Segundo estudos feitos pelo SEBRAE com empresas que iniciaram as atividades em 2006, cerca de 30% não chegaram até 2008, ou seja, não sobreviveram 2 anos. A Empresa de Fernando entrou na estatística.

Importante  salientar que conhecimento técnico não é suficiente para ter sucesso nos negócios. Você pode ser muito bom no que faz e com certeza isso vai lhe gerar renda, mas é preciso ser um bom administrador e ágil na tomada de decisões.
E como uma coisa leva à outra, para ser ágil nas decisões com assertividade, é preciso ficar antenado ao que acontece no mercado, com a Economia e que possa impactar seu negócio.

Com relação a não separar a pessoa jurídica da pessoa física ou seja, comprar coisas da empresa com cartão de crédito pessoal, pagar contas da casa pela conta da empresa ou vice versa, contribuem e muito para o insucesso.
É preciso ter contas distintas, estipular uma retirada fixa mensal com a qual irá administrar a vida financeira pessoal.  Não se iludir com os dígitos do faturamento. Do dinheiro que entra na empresa, terá que pagar impostos, fornecedores, funcionários, aluguel, e a você também. E o que sobrar deve compor um caixa de reserva para os momentos de baixa e emergências para não parar a empresa por falta de recursos.

O SEBRAE tem vários programas para orientar e preparar o micro e pequeno empresário. Muitos são gratuitos e não há desculpas para não buscar este apoio precioso.



Mas se tudo isso que escrevi chegou ate você um pouco tarde e a situação está complicada, agende um horário e encontraremos uma solução.




Nenhum comentário:

Postar um comentário