sexta-feira, 31 de maio de 2013

Negociação

No Livro a Herança, Isabel tem dificuldade de negociar o valor dos serviços que presta para ONGs e Empresas.

Profissionais liberais, micro e pequenos empreendedores precisam estar atentos às exigências do mercado e à sua capacidade de atender estas exigências com excelência agregando algum diferencial.
Em um mesmo nicho de mercado há os que cobram muito abaixo do preço médio e os que cobram muito acima da média.
Observe quem cobra acima do valor médio de mercado. O que ele oferece de diferencial que justifique um preço maior e que os consumidores se predispõem a pagar ?

Faça uma análise dos serviços e produtos que tem para oferecer.

1.      Supera a qualidade exigida pelo mercado?
2.      Quando você presta um serviço ou efetua a venda de um produto, o cliente fica satisfeito?
3.      O atendimento pós-venda surpreende o cliente positivamente?
4.      Você é muito procurado por colegas do mesmo ramo para ajudar em soluções?
5.      Você tem uma forma diferenciada para lidar com clientes difíceis?
6.      De alguma forma você propicia um ganho de “tempo” para seu cliente?
7.      Você cumpre os prazos, horários e entregas do que foi combinado e as pessoas sabem que podem contar com você?

Estas são apenas algumas questões para você começar a pensar no VALOR do que você tem a oferecer.

Se você respondeu sim para estas perguntas tem bons motivos para avaliar bem o que você oferece profissionalmente.

Se você não acredita que é capaz de entregar o que seu cliente deseja, da melhor forma possível com um diferencial de valor, por que acha que o cliente vai acreditar?

Avalie bem o valor do que tem a oferecer, pense como poderá, surpreender, encantar e fidelizar este cliente de forma que ele não se preocupe em pagar um pouco mais porque sabe que terá o melhor.

Acredite! Você é capaz!

Elaine Toledo


No livro A Herança, aparece também um outro tipo de negociação:
A Negociação das dívidas.
Os personagens Viviane e Fernando se veem indignados diante das negociações propostas pelo Banco. Como agir num processo de negociação de dívidas?

A situação de endividamento é desconfortável por isso quanto antes partir para uma negociação melhor.

Seja racional e analise os fatos:
·        O Banco lhe ofereceu linhas de crédito e facilitou o acesso porém nunca escondeu o valor dos juros a serem cobrados e nunca a obrigou a usar.
·        Você por necessidade ou por um impulso de consumo acabou utilizando as linhas de crédito que o Banco lhe ofereceu ,se enrolou e agora não consegue mais pagar além de ver todos os meses o seu salário engolido pelo Banco. 
·        Quando o seu limite estourou o Banco aumentou seu limite dando mais condições para o endividamento crescer.
·        Você usou crédito mais do que devia e agora está inadimplente e o Banco começa as cobranças de forma enfática.
·        Mesmo não o obrigando a utilizar o Banco concedeu um valor de crédito muito além do que poderia pagar. Isso é responsabilidade dele.
·        Conclusão: Ambas as partes tem sua responsabilidade para a situação chegar onde chegou. Agora terão que negociar de forma que seja ganha x ganha ou seja, bom para ambas as partes.

O que é importante:

1.Admitir que deve e deixar clara sua intenção em pagar.

2.Tenha paciência pois o que foi acumulado por meses ou anos não se resolve em dias. Enxugue o seu orçamento  focando a quitação das dívidas e tenho certeza que conseguirá. Será uma fase de restrições, mas valerá a penas pela paz de espírito que lhe trará.

3.Não fuja dos credores pois quanto mais tempo levar para negociar maior a dívida vai ficar.

4.Mesmo descontente com os juros cobrados não tente aliviar sua responsabilidade no processo de endividamento jogando toda sua ira para o credor. Assuma que fez uma escolha desfavorável pra você e inicie uma negociação para sair o quanto antes desta situação.

5.Seja perseverante e não desista diante dos obstáculos. Se precisar peça ajuda, mas não desista.

6.Você não deve aceitar qualquer insulto ou humilhação no processo de negociação. Se isto ocorrer denuncie para o Procon. Lembre que o Banco lucra com juros pagos e você tem sido um ótimo cliente uma vez que paga juros altíssimos todos os meses.

7.Ao se apresentar para uma negociação levante sua auto estima. Você deve e quer pagar, mas precisa que a negociação seja dentro de um valor pagável. Não aceite a primeira proposta apresentada e negocie para alíquotas menores para reduzir a dívida.

8.Se o seu endividamento é muito alto e pra você é praticamente impagável procure o Procon e cadastre-se no programa PAS – Programa de Apoio ao Superendividado.
Veja mais informações no site http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=573 

9.Pratique o auto perdão. A culpa nos deixa estagnados no passado que não pode ser mudado. Se errou, admita e evite cometer o mesmo erro novamente. Ficar o tempo todo se martirizando com frases depreciativas e reforçando crenças limitadoras não irá tirá-la do problema, pelo contrário talvez a mantenham por mais tempo agravando a situação. Saia deste limbo e busque a luz. Busque quem possa lhe ajudar ao invés de ficar indignada com o credor e consigo mesma. Você é capaz de vencer tudo isto dando um passo por vez.

Acredite e seja feliz!



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