segunda-feira, 3 de junho de 2013

Empréstimo Consignado

Este foi o recurso utilizado pela personagem Viviane no livro A Herança para negociar sua dívida com cheque especial no Banco que é correntista.

Qualquer pessoa pode utilizar este recurso? Sim, há uma lei que garante ao trabalhador CLT ( Que trabalha com vínculo empregatício pela Consolidação das Leis do Trabalho) o direito de fazer um empréstimo consignado com taxas de juros menores que as praticadas no mercado.

O Crédito consignado tem suas parcelas limitadas em 30% do valor líquido a receber mensalmente, porém nem sempre este valor é suficiente para negociar o valor em aberto no Banco. A saída é fazer o limite permitido do consignado e amortizar o que for possível.

Antes de fazer um empréstimo consignado o mais importante é enxugar o orçamento pois se o valor que entrava já não dava para  todos os gastos, após o consignado entrará menos dinheiro pois o valor da parcela é descontado em folha.

Se você pedir um consignado e o que sobrar do seu salário não for suficiente para cobrir os outros gastos essenciais você acabará utilizando novamente linhas de crédito com juros altos e o problema terá continuidade.

Anote tudo o que gasta, elimine todos os gastos desnecessários e adeque seus gastos mensais ao valor que passará a receber após o consignado. Só assim terá a tranquilidade de ver a vida financeira organizada.

Aposentados e pensionistas do INSS também possuem este crédito disponível, neste caso veja todas as regras no site da Previdência Social


Nenhum comentário:

Postar um comentário