terça-feira, 4 de junho de 2013

Consumo Consciente


No livro A Herança, a personagem Isabel é bióloga e  pratica o consumo consciente.

Mas o que é consumo consciente?

Pra começar vamos ver um vídeo do Instituto Akatu para o Consumo Consciente.

Depois aproveite e veja toda a série de Vídeos Consciente Coletivo no site do Instituto Akatu- http://www.akatu.org.br/Videos.

A Consciência dos impactos gerados pelo nosso consumo é o primeiro passo para adotarmos o consumo consciente em nossas escolhas.

Temos que agir e começar a pautar nosso consumo não pela conta bancária, mas pelos impactos que este consumo causa para a natureza, para a economia, para a sociedade e para nós mesmos.

E como praticar?

No começo eram apenas 3 Rs – Reduzir – Reutilizar e Reciclar
Alguns anos depois descobrimos mais algumas ações importantes:

Repensar- Responsabilizar-se  -Reduzir – Reutilizar – Reparar – Reciclar – Repassar
·        Repensar o consumo antes de comprar. Será que realmente precisa comprar mais um sapato? Será que não dá pra utilizar o verso das folhas para imprimir? Não seria melhor reformar as roupas antes de comprar novas?
·        Responsabilizar-se pelos impactos do consumo e buscar minimizar os impactos negativos com algumas ações simples no dia a dia. A vida no Planeta depende de cada um de nós.
·        Reduzir o consumo é essencial para diminuir a extração de recursos naturais.
·        Reutilizar o que possui. Com criatividade é possível prolongar o tempo de uso do que possuímos, como sapatos e bolsas que podem ser pintados, roupas que podem ser customizadas, embalagens que podem ser transformadas, móveis que podem ser reformados, etc.
·        Reparar ao invés de jogar fora e comprar um objeto novo. Perdemos o hábito de mandar para o conserto, mas ele precisa ser readquirido para o bem do nosso bolso e do planeta.
·        Reciclar – mais de 800 mil famílias vivem da reciclagem hoje no Brasil segundo o Instituto Akatu. Além disso, reciclar reduz a utilização de recursos naturais. Basta separar o lixo que é reciclável e levar a um dos postos de coleta caso não passe a coleta seletiva em sua residência.
·        Repassar – as informações que obtém sobre consumo consciente que pode mobilizar pessoas para preservar a vida no planeta, nas redes sociais, nos grupos que frequenta, no trabalho, na família, etc. Repasse também aquilo que não vai mais usar e que pode ser útil para outras pessoas como roupas, sapatos, livros, móveis.....


Se você tem algum blog ou informações sobre consumo consciente, compartilhe conosco deixando seu comentário. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário