segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Vida Simples, de compulsória à opção.

No livro "A Herança" - Sophia nos leva a repensar valores e descobrir riquezas. Aqui vamos refletir um pouco mais sobre estilos de vida simples.


Para quem não sabe, na figura acima vemos um sarilho. Mecanismo para puxar água do poço na época em que água encanada não existia.Uns 50 anos depois de chegar a água encanada em São Paulo, vivemos como se tudo sempre fosse como é. Ligamos o piloto automático e não pensamos em outra forma de viver.
Já me perguntei algumas vezes se houvesse um apagão de energia como sobreviveríamos. Com certeza iria recorrer à minha mãe (79) e à minha avó(98) para resolver alguns problemas.
Para quem viveu antes dos efeitos da revolução industrial como minha avó, seria uma vida perfeitamente possível porém outro dia, a vi nervosa porque se perdeu com os botões do controle remoto e não conseguia fazer a TV funcionar.
Nos habituamos com conforto com muita facilidade.
Na contramão desta vida moderna com tantos prós e contras, vemos pessoas optando por uma vida simples e minimalista.
Enquanto nos escravizamos para gerar renda cada vez maior para acumular bens ou status ou as cifras dos investimentos, outros abrem mão do sistema e passam a viver com o mínimo necessário.
Temos os que vivem abaixo da linha da pobreza infelizmente de forma compulsória. Sem saneamento básico , sem terra fértil para plantar e se alimentar, sem água potável, sem políticas públicas e esquecidos em algum barraco de tábuas ou barro. Não é destas pessoas que estamos falando.
Falamos de quem vive de forma muito simples por opção e feliz.
Essa é a questão: feliz.
Quando não temos opção, condições de ter uma vida melhor, mais confortável, sobrevivemos. Quando temos opção de ter uma vida ao melhor estilo capitalista mas opta-se por uma vida minimalista é no mínimo curioso. Como é possível?
A seguir, links para ler, ver e refletir. Talvez uma mudança radical não seja possível ou desejada, mas vale pensar sobre o que podemos desapegar e o que de fato vale a pena ser vivido. Coloque sua opinião aqui no Blog sobre o tema ou nos conte suas experiências.

http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/setembro/mudanca-de-habitos-faz-com-que-despesa-de-casal

http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/jovem-blogueiro-ensina-como-viver-de-forma

http://www.ted.com/talks/view/lang/pt-br//id/1238



Nenhum comentário:

Postar um comentário