terça-feira, 24 de setembro de 2013

Como fazer bom uso do 13º salário.

No livro a Herança o Mentor Financeiro aconselha sempre um planejamento antes de gastar. Vamos então planejar o uso do 13º salário que está chegando?





O 13º Salário não existe em todos os países. Aqui no Brasil foi instituído pela Lei 4090 de 1962 , 51 anos atrás com objetivo de dar uma gratificação de natal aos trabalhadores. Como você faria se trabalhasse em um país cuja lei trabalhista não prevê o 13º Salário?

O fato é que consideramos este dinheiro um extra, um presente e queremos gastar com festas, mimos, mesa farta, roupa nova e fazer o que temos vontade.

Alguns antecipam metade deste dinheiro quando tiram férias. A Lei Trabalhista permite a quem sai de férias nos meses de fevereiro a novembro, requerer a metade do 13º salário também. Neste Caso a pessoa recebe o salário com 1/3 a mais e ainda soma a metade do 13º. Sente-se rico por alguns dias, mas logo o dinheiro vai embora. O ruim é que esta antecipação para gastos terá suas consequências. Nos sentiremos infelizes por receber apenas a metade do 13º e desta vez com todos os descontos. Agora, se você for realmente controlado, organizado e antecipar este valor para multiplicá-lo através de um investimento, aí faz sentido antecipar.

O ideal é não pensar no 13º Salário como um dinheiro extra, mas como uma poupança que você constrói mês a mês ( cada mês trabalhado dá direito a 1/12 do salário) para poder entrar o novo ano sem sufoco. Para isso acontecer é preciso administrar bem seu este dinheiro.

·         Evite pegar a metade do 13º salário antecipadamente. Só faça isso para pagar dívidas eliminando o pagamento de juros altos.
·         Cuidado com os apelos para que você gaste seu 13º antecipadamente. Muitas lojas já no mês Setembro ou Outubro colocam “promoções” para você pagar somente quando receber sua primeira parcela do 13º. salário. Fuja destas compras. Planeje o que de fato deseja, faça contas, pesquise preços antes de qualquer decisão.
·         Divida o 13º em quatro partes. Não precisam ser partes iguais, apenas divida entre: dívidas a quitar, despesas do início do ano, festas e poupança. Veja um esquema na figura acima.

·         A prioridade é sempre pagar dívidas e sair do endividamento para que seu dinheiro possa render mais e não ser engolido pelo Banco todos os meses. Só assim você terá um próspero Ano Novo.

Sucesso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário